quinta-feira, 12 de março de 2009

Como começar a cultivar um bonsai

REGRA ESPECIAL NÚMERO UM: "PACIÊNCIA"
São vários os processos de desenvolvimento para se chegar a um BONSAI mas, vamos trabalhar com mudas de viveiro que já tem um certo grau de desenvolvimento e que, com certeza, adiantará em muito o nosso trabalho. É bom observar que, se fizermos uma estaca, se plantarmos uma semente, se fizermos uma alporquia, vamos acabar chegando ao ponto em que está a árvore adquirida em viveiro. Bem, parece que já ganhamos algum tempo!

Está é a nossa árvore. Notem que ela estará em um saco ou pote plástico grande ou mesmo uma lata de 18 litros (Estas latas grandes de óleo ou de tinta muito usada por viveiristas.) Dependendo do tipo da árvore ou mesmo da idade, ou tempo em que esteja plantada, poderá ter até 2,00 ou 2,50 mt. Sem problema. Vamos podá-la para uma altura ideal, ou seja 25/35 cm. Inicialmente, será interessante que você adquira uma árvore menor. No máximo 1/2 metro. Quando você estiver seguro trabalhará com árvores maiores.

Um detalhe: procure trabalhar com árvores brasileiras (Nativas), é mais fácil! -Por quê? Bem como são árvores que nascem no Brasil, estão acostumadas ao nosso clima e ao nosso solo. Facilitará muito preparar um composto (Composto é o nome que damos à terra que preparamos para colocar a nossa árvore.) pois qualquer terra boa servirá para acomodarmos nossa planta sem "mistérios". Outro detalhe: procure árvores de folhas pequenas.


Claro, desde que vamos reduzir o tamanho da árvore, ficaria anti-estética uma árvore de 40 cm com folhas de 20cm. Um bom exemplo é a mangueira.

Observando a árvore adquirida, vamos procurar cortar onde haja uma possibilidade de desenvolvimento de um novo galho. Este ponto poderá ser um galho que se desenvolva na parte mais baixa do tronco ou um pequeno broto. Este galho ou este broto serão a continuação do tronco de nossa árvore. Simples, não! Observe temos nos desenhos ao lado duas possibilidades.

Aí está, este galho que ficou será a continuação do tronco da nossa árvore. Se for necessário nós passaremos um arame em sua volta para podermos posicioná-lo melhor. Em todo corte feito em sua árvore, proteja com pasta de dente. Evita perder umidade e a infestação de fungos. Não se preocupe com outros produtos por agora. Como orientação fizemos um dos dois cortes que havíamos imaginado.

Proteja o corte com pasta de dente

Para que você possa colocar o galho em posição vertical, ou seja, em sentido de continuação do tronco, nós fazemos uma aramagem conforme figura a baixo. Com cuidado, vá torcendo o galho para que ele fique o máximo possível no sentido vertical ou na posição que você entenda que fará com que sua árvore fique mais bonita. Você poderá optar por não mudar o formato da árvore, neste caso não tem porque aramar. Vez por outra verifique o arame para que ele não penetre na casca da árvore. Quando você perceber que está acontecendo isto, retire o arame e recoloque-o seguindo outro sentido. Se antes você havia começado dar voltas para a direita, agora de voltas para a esquerda.

-Quebrou! E agora!? Vai acontecer com você como já aconteceu com todos os Bonsaístas. O que acontece é que você terá que esperar um pouco mais para que novo broto apareça e se desenvolva. Questão de tempo, nada mais!

3 comentários: